A Caixa possui linhas de financiamento imobiliário para você comprar seu imóvel pronto, construí-lo ou ainda para adquirir um terreno. Você pode adquirir um imóvel residencial ou comercial, conforme sua necessidade.
O financiamento imobiliário é pago por meio de parcelas mensais no prazo escolhido por você, respeitado o prazo máximo estabelecido para a modalidade escolhida. Durante o financiamento, o imóvel adquirido ficará alienado para a Caixa, em garantia da operação. Após a quitação de todo saldo devedor, a alienação será retirada, ficando o imóvel em seu nome e livre de qualquer ônus relativo ao financiamento.
Confira alguns pontos importantes sobre o financiamento habitacional:
Alienação Fiduciária: esta é uma garantia que a Caixa, assim como todo banco, precisa. Até que a dívida do seu financiamento seja paga, o banco fica como proprietário do imóvel, mas você tem a posse. Quando a dívida é quitada, você passa a ser proprietário. Mas se a dívida não é paga o banco tem o direito de ficar com o imóvel e vendê-lo.
Amortização: é o processo de redução de uma dívida. A parcela de amortização é o valor destinado ao pagamento de uma dívida, de forma periódica e de acordo com o sistema de amortização escolhido, no prazo contratado.
Atualização monetária: é o ajuste financeiro do valor da dívida, feito periodicamente, objetivando compensar a perda de valor da moeda no tempo.
Encargo mensal: é a soma de todas as parcelas mensais pagas para viabilizar o financiamento, composto por:
• Parcela de amortização + juros
• Tarifa de administração mensal, se prevista
• Prêmios de Seguro MIP e DF
Financiamento: é o valor emprestado pelo Banco para ajudá-lo a adquirir o seu imóvel.
Indexador: é o índice a ser utilizado para atualização da dívida. O indexador padrão é a TR – Taxa Referencial, que também atualiza os depósitos de poupança e as contas vinculadas do FGTS. Para algumas modalidades de financiamento, a Caixa oferece a opção de atualização pelo IPCA – Índice Nacional de Produtos ao Consumidor Amplo.
Prazo de amortização: é o prazo acordado para pagamento da dívida, normalmente expresso em meses. A prestação de amortização e juros é a soma mensal dos valores pagos como juros e amortização do saldo devedor.
Saldo devedor: é o valor do financiamento em determinado momento, considerando as amortizações e atualizações mensais. É também o valor base para cálculo dos juros, amortização, seguros e eventual liquidação do financiamento.
Taxa de Juros: é o valor, na forma percentual, que determina a remuneração a ser paga pelo uso de um dinheiro emprestado. Os contratos da Caixa trazem a taxa de juros na sua forma anual, expressa nas formas nominal e efetiva. Para obter a taxa de juros mensal, basta dividir por 12 a taxa de juros nominal de seu contrato.
A Leal Assessoria é especialista no assunto. Venha fazer uma simulação e realizar seu sonho através de um financiamento habitacional!